Curso Online e Ao Vivo

Atualização em

Enfermagem Materno-Infantil

INÍCIO DA TURMA: 08 DE OUTUBRO/2021


QUERO ME INSCREVER

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$3.600,00


Sobre o Instituto Mame Bem

O Instituto Mame Bem é o Maior instituto de Amamentação e Cuidado Materno e Infantil do Brasil.


Nasceu em 2014, idealizado e conduzido por sua fundadora, a Dra. Tati Vargas, fonoaudióloga, consultora internacional de amamentação IBCLC, professora, mãe, esposa, sonhadora.


Hoje somos uma referência na formação de profissionais com mais de 5 mil alunos formados, oferecendo cursos em todo o país e assistindo mães que buscam auxílio durante a gestação, parto, amamentação, introdução alimentar e no desenvolvimento infantil.

Depoimentos de quem já estudou conosco

" Amei o curso!!! Muito obrigada pela oportunidade de receber tanto conhecimento!!! Muito feliz por estar fazendo minha formação ao lado dessa equipe tão maravilhosa e tão dedicada que está sempre nos oferecendo o que há de mais atual baseado em evidências no universo materno infantil!!! Tati, professoras, Gi, Sol, enfim todos que estão trabalhando para nos trazer tanto conhecimento, deixo a vocês o meu muito obrigada!!! Vocês arrasam!!!"

 "Um curso incrível e de grande valia e entendimento, não precisando melhorar mais nada! Curso perfeito!"

"Achei a aplicação dos casos clínicos muito interessantes. Nos aproximam da realidade do serviço e trabalha o nosso olhar e atenção!"

Para quem é esse curso?

Enfermeiros(as)

Ensino online e ao vivo

Os cursos na modalidade online são inovadores e trazem muita flexibilidade para alunos que desejam se desenvolver academicamente e profissionalmente. 


Através da transmissão ao vivo, é possível interagir e tirar dúvidas com professores e alunos, trazendo os benefícios do estudo presencial, aliados à praticidade do ensino online.


Além de possuir um ambiente colaborativo, com fóruns, materiais didáticos ricos e acesso às gravações das aulas por até 30 dias, o aluno tem todo o suporte necessário para o completo aprendizado.


Datas das aulas

08 e 09 de outubro/2021

22 e 23 de outubro/2021


05 e 06 de novembro/2021

19 e 20 de novembro/2021


03 e 04 de dezembro/2021

17 e 18 de dezembro/2021


07 e 08 de janeiro/2022

21 e 22 de janeiro/2022


04 e 05 de fevereiro/2022

18 e 19 de fevereiro/2022


04 e 05 de março/2022

18 e 19 de março/2022


Horários:

Sexta-feira: 13h às 15h30 - 16h às 18h30

Sábado: 09 às 12h20



Carga Horária

120h/aula


Conteúdo e datas

O cenário do parto

A Enfermagem na cena do parto, competências da enfermeira, monitoramento da gestante, intervenções, o parto domiciliar, evolução do trabalho de parto, sinais não tranquilizadores, biossegurança e ética, golden hour, equipe multidisciplinar, o empreendedorismo da Enfermagem neste cenário. 


Consultoria em Amamentação

A Enfermeira Consultora de Amamentação, qual o papel da Consultora de Amamentação, avaliação da mamada, manejo clínico das principais dificuldades na amamentação: mamas ingurgitadas, obstrução de ducto, mastite, candidíase mamária, cirurgias mamárias e amamentação.


Enfermagem neonatal

Boas práticas de Enfermagem em uma unidade neonatal, métodos não farmacológicos de alívio da dor em recém-nascidos, a prática do Método Canguru, manuseio dos recém-nascidos prematuros extremos, técnicas alternativas de alimentação em bebês prematuros (dieta parenteral, enteral e gastrostomia), cuidados essenciais na realização da técnica de sondagem orogástrica, noções básicas de manejo e cuidados com o cateter central de inserção periférica (PICC). 


Alojamento conjunto

Cuidados da Enfermagem à criança em alojamento conjunto, admissão e acompanhamento do binômio: manejo, avaliações, técnicas e registros, icterícia neonatal: cuidados com a díade durante o tratamento de fototerapia, hipoglicemia neonatal, bebê nauseoso e a indicação de aspiração: orientações e cuidados com a técnica, recomendações para alojamento conjunto em tempos de pandemia da COVID-19.


Primeiros Cuidados e furo da orelhinha

Novas evidências sobre cuidados de higiene com o bebê recém-nascido: banho, cuidados com o coto umbilical, manejo postural, exterogestação, primeiros cuidados no bebê, técnica do furo da orelhinha: passo a passo para abordagem da família, realização da técnica, analgesia, possíveis complicações, recomendações da ANVISA.


Sono materno-infantil

Bases neurofisiológicas da medicina do sono, considerações importantes sobre o sono da gestante e puérpera, o que esperar do sono infantil em cada idade, o que é importante considerar sobre higiene do sono, sono e amamentação.


O uso da Laserterapia no cuidado materno-infantil

Princípios do uso da laserterapia, o uso da fotobiomodulação no pós parto (lesões de períneo, cicatriz da cesariana, feridas mamárias etc), como avaliar dermatologicamente a lesão mamária, como tratar feridas mamárias resistentes. 


Amamentação em situações especiais

Técnicas de amamentação para auxiliar bebês prematuros, como auxiliar a mães de bebês prematuros a manterem a produção láctea, amamentação de gemelares, amamentação em casos de fissura labiopalatina.


Planejamento, organização e gestão do trabalho da Enfermagem

Como empreender em Enfermagem, o consultório de Enfermagem, mudanças no modelo de assistência e atendimento em enfermagem.


Acompanhamento pré-natal

Acompanhamento pré-natal realizado pela enfermeira, avaliações e parâmetros a serem acompanhados, monitoramento da mãe e bebê, pré-natal individual, em grupo, domiciliar. 


Hipnose aplicada ao Parto e Amamentação

Técnica da hipnose aplicada ao parto e amamentação, protocolos para auxiliar e acompanhar mulheres gestantes e lactantes no processo parto e amamentação.


Do mame ao desmame

Protocolos de ordenha no período gestacional. A quem se aplica, como devem ser aplicados. Indução da lactação: como auxiliar pessoas que não gestaram a iniciar a produção láctea. Barriga solidária, adoção, casos homoafetivos. Desmame gradual: como deve ser conduzido.

Corpo Docente

TATIANA VARGAS

Graduada em Fonoaudiologia pela UFMG, Mestre e Doutora em Bioengenharia pela UFMG, Especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa, Especialização em Linguagem, Especialização em Gestão em Saúde Pública, Docente de cursos de pós-graduação da área, Autora de capítulos de livros da área, Aperfeiçoamento em Psicologia do Puerpério, Consultora Internacional de Amamentação certificada pelo IBCLC. Idealizadora e Diretora do Instituto Mame Bem Assistência e Treinamento Profissional; Consultora em Amamentação

Adrinez Cançado

Enfermeira obstetra, graduação, especialização e mestrado pela Escola de Enfermagem da UFMG, especialista em Assistência Hospitalar ao Neonato pela FCMMG - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, enfermeira obstetra no Hospital Sofia Feldman desde 2004, membro da equipe de assistência ao parto e nascimento do Instituto Nascer, uma das responsáveis pela equipe de enfermeiras obstetras da Equipe PartejarBH, preceptora do Ensino Clínico da Residência em Enfermagem Obstetra do Hospital Sofia Feldman e Escola de Enfermagem da UFMG, professora do Programa de Qualificação da Assistência Perinatal do Estado de Minas Gerais

Amanda Carvalho

É Mestra em Ciências da Saúde com enfoque em Liderança Autêntica, Pós- graduada em Gestão em Enfermagem e Educação Permanente, Enfermeira. Docente de graduação em Enfermagem e Pós-Graduação

Dahiane Rassier

Enfermeira pela PUC (1999), pós graduada em Assistência Hospitalar ao Neonato (FCM/2010); pós graduada em Cuidado Materno Infantil com Enfoque em Aleitamento Materno (INSTITUTO MAME BEM, 2019); Consultora em Amamentação; Consultora do Sono Infantil; Supervisora de práticas na Faculdade Ciências da Vida no curso de Enfermagem

Dorise Simão

Graduada em Enfermagem, Mestre em Ciências da Saúde pela UFSCar, Doutoranda em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Mulher pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP-USP. Especialista em Saúde Pública, Saúde da Família, Preceptoria no SUS e Enfermagem Obstétrica. Consultora Internacional de Amamentação pelo IBLCE. Idealizadora e Sócia proprietária do Espaço Primeiros Laços – Primeiro centro de cuidado materno-infantil de Poços de Caldas – MG e região. Docente de cursos de pós graduação com foco em cuidado materno-infantil e enfermagem obstétrica. Atua na assistência ao parto humanizado e parto domiciliar planejado, cuidado materno-infantil e consultoria em amamentação

Eveline Franco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Ginecologia e Obstetrícia – UFRGS. Especialista em Enfermagem Obstétrica, Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, Especialista em Cuidado Materno-Infantil com Enfoque em Amamentação, Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal, Pós-graduanda em Gênero e Sexualidade, Consultora em Amamentação, Docente do Ensino Superior e Técnico

Giovanna Cappai

Enfermeira Especializada em Cuidado Materno-Infantil, Idealizadora da Cuidar Cuidando e responsável pelo setor de aleitamento e cuidados com o bebê do Instituto Nascer

Jamila Vasquez

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande FURG/RS, Especialista em Cuidado Materno-Infantil com enfoque no Aleitamento Materno pelo Instituto Mame Bem. Consultora em Amamentação. Enfermeira Técnica em Educação do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas. Idealizadora do Serviço Materno-Infantil Leitebom

Juliana Dalossi

Enfermeira, Consultora Internacional em Lactação pelo IBLCE (Internacional Board of Lactation Consultant Examiners), Especialista no Cuidado Materno-Infantil com enfoque em Amamentação, Gestora da Qualidade em Saúde, Especialista em Auditoria em Enfermagem. Idealizadora da empresa Dolce Maternidade que atua na assistência materno-infantil. Responsável pelo gerenciamento e atuação da assistência de pós-parto na Equipe Partolândia

Luiza Francymara

Enfermeira, especializada em controle de infecção na assistência em saúde pela UFF; especializada em Cuidado Materno-Infantil Com Enfoque na Amamentação pelo Instituto Mame Bem, consultora de amamentação e habilitada em Laserterapia

Renata Melgaço

Mestre pela faculdade de Medicina da UFMG (2017), Pós graduada em Assistência ao Neonato (2011), Enfermeira (2008). Atuação como enfermeira, Unidade de Internação materno-infantil e UTI neonatal há mais de 12 anos, professora universitária, consultora do sono infantil pelo IPHI EUA, Consultora do Sono com Ênfase em Apego Seguro pelo 8 horas, Consultora certificada em Amamentação, Desmame Gradual e Homeopatia Materno-Infantil.


Certificado pelo

Instituto Mame Bem com validade de 5 anos


120 horas/aula


Curso online e ao vivo,

com interação


Gravação disponibilizada por 30 dias

Perguntas frequentes

1. Como acontece o curso?

Este é um curso síncrono, com interação aluno-professor. As aulas acontecem ao vivo e on-line a cada 15 dias por 06 meses


2. Terei acesso as gravações depois?

Sim, em até 48 horas úteis após o término da aula você terá acesso a gravação dentro da plataforma, poderá ver e rever as aulas quantas vezes desejar dentro de 30 dias corridos


3. Quais são formas de pagamento?

Cartão de crédito, boleto, transferência bancária ou PIX


4. Este valor pode ser parcelado?

Sim! Você pode parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito e 6x no boleto


5. Vocês parcelam no boleto bancário?

Para opções de parcelamento via boleto bancário entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (31) 2514-3267


6. Qual é a duração do curso?

O curso possui uma carga horária de 120 horas/aula distribuídas em 06 meses de formação


7. Este curso vale CERPs para a prova de obtenção do Certificado Internacional de Consultor em Lactação?

Sim. Este curso cumpre parte da exigência dos CERPs necessários pra você se submeter a prova. Demais regras consultar no site iblce.org


8. Quais profissionais podem realizar este curso?

Enfermeiras e graduandas em enfermagem

Vagas limitadas, garanta já a sua!

QUERO ME INSCREVER AGORA

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$3.600,00


Em caso de dúvidas entre em contato conosco no botão ao lado.

Instituto Mame Bem - Todos os direitos reservados.