Curso Online e Ao Vivo

Atualização em

Fonoaudiologia Materno-Infantil

INÍCIO DA TURMA: 22 DE OUTUBRO/2021


QUERO ME INSCREVER

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$3.600,00


Sobre o Instituto Mame Bem

O Instituto Mame Bem é o Maior instituto de Amamentação e Cuidado Materno e Infantil do Brasil.


Nasceu em 2014, idealizado e conduzido por sua fundadora, a Dra. Tati Vargas, fonoaudióloga, consultora internacional de amamentação IBCLC, professora, mãe, esposa, sonhadora.


Hoje somos uma referência na formação de profissionais com mais de 5 mil alunos formados, oferecendo cursos em todo o país e assistindo mães que buscam auxílio durante a gestação, parto, amamentação, introdução alimentar e no desenvolvimento infantil.

Depoimentos de quem já estudou conosco

" Amei o curso!!! Muito obrigada pela oportunidade de receber tanto conhecimento!!! Muito feliz por estar fazendo minha formação ao lado dessa equipe tão maravilhosa e tão dedicada que está sempre nos oferecendo o que há de mais atual baseado em evidências no universo materno infantil!!! Tati, professoras, Gi, Sol, enfim todos que estão trabalhando para nos trazer tanto conhecimento, deixo a vocês o meu muito obrigada!!! Vocês arrasam!!!"

 "Um curso incrível e de grande valia e entendimento, não precisando melhorar mais nada! Curso perfeito!"

"Achei a aplicação dos casos clínicos muito interessantes. Nos aproximam da realidade do serviço e trabalha o nosso olhar e atenção!"

Para quem é esse curso?

Fonoaudiólogos(as)

Datas das aulas

22 e 23 de outubro/2021


05 e 06 de novembro/2021

19 e 20 de novembro/2021


03 e 04 de dezembro/2021

17 e 18 de dezembro/2021


07 e 08 de janeiro/2022

21 e 22 de janeiro/2022


04 e 05 de fevereiro/2022

18 e 19 de fevereiro/2022


04 e 05 de março/2022

18 e 19 de março/2022


01 e 02 de abril/2022


Horários:

Sexta-feira: 13h às 15h30 - 16h às 18h30

Sábado: 09 às 12h20



Carga Horária

120h/aula

Ensino online e ao vivo

Os cursos na modalidade online são inovadores e trazem muita flexibilidade para alunos que desejam se desenvolver academicamente e profissionalmente. 


Através da transmissão ao vivo, é possível interagir e tirar dúvidas com professores e alunos, trazendo os benefícios do estudo presencial, aliados à praticidade do ensino online.


Além de possuir um ambiente colaborativo, com fóruns, materiais didáticos ricos e acesso às gravações das aulas por até 30 dias, o aluno tem todo o suporte necessário para o completo aprendizado.


Conteúdo e datas

Disfagia Neo e Pediátrica l:

O papel do fonoaudiólogo dentro da UTIN, reflexos orais, anatomofisiologia da deglutição neonatal, avaliação clinica fonoaudiológica neonatal e protocolos de avaliação, critérios para início e progressão de dieta VO, principais fatores de risco e patologias na neonatologia, disfagia neonatal x distúrbio transitório - intervenção fonoaudiológica.


Disfagia Neo e Pediátrica ll:

Incidência e prevalência, desenvolvimento das funções orais, principais fatores de risco para disfagia em pediatria, avaliação clinica fonoaudiológica pediátrica, protocolos de avaliação, definição de consistência e utensílios de alimentação, manejo no paciente pediátrico traqueostomizado, exames de imagem (videofluoroscopia e FEES), plano terapêutico.


Amamentação em Situações Especiais l:

Amamentação em bebês prematuros, amamentação em bebês com Síndrome de Down, amamentação em casos de fissuras labiopalatinas, amamentação em gemelares.


Amamentação em Situações Especiais ll:

Lactogestação, protocolos de ordenha no período gestacional, indução da lactação: protocolos de amamentação em casos de barriga solidária, adoção, casais homoafetivos, amamentação em tandem. 


Consultoria em Amamentação:

Qual o papel da Consultora de Amamentação, avaliação da mamada, manejo clínico das principais dificuldades na amamentação: mamas ingurgitadas, obstrução de ducto, mastite, candidíase mamária, cirurgias mamárias e amamentação. 


Tratamento das Disfunções Orais:

Conceito, prevalência, fatores associados, causas da disfunção oral, quais são as disfunções mais comuns? Como tratar?


Avaliação do Frênulo Lingual em Bebês (testes da linguinha):

Avaliação do frênulo lingual: protocolos publicados, conduta; alterações do frênulo lingual e o impacto no aleitamento materno, alterações do frênulo labial e o impacto na amamentação. 


Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha):

Saúde Auditiva infantil: prevalência, prevenção e importância da detecção precoce da DA; indicadores de risco para DA, recomendações internacionais e do Comite Multiprofissional em Saúde Auditiva e Legislação Brasileira em Triagem Auditiva Neonatal, indicadores de qualidade TANU, etapas do programa de triagem auditiva neonatal, exame de emissões otoacústicas evocadas transientes e produto de distorção, potencial evocado auditivo de tronco encefálico – automático, pacientes e familiares: cuidados nas orientações, gerenciamento de dados e busca ativa.


Recursos Terapêuticos Aplicados no Cuidado Materno-Infantil:

Princípios fundamentais para aplicação da bandagem elástica e da fotobiomodulação, anatomia de cabeça e pescoço e da mama, contraindicações, efeitos fisiológicos da bandagem e da fotobiomodulação, aplicações musculares e técnicas corretivas aplicadas à saúde materno-infantil, fotobiomodulação aplicada à saúde materno-infantil, ILIB, demonstração de todas as aplicações.


Abordagem Fonoaudiológica nas Dificuldades Alimentares:

Atualizações em dificuldades alimentares: termos, nomenclaturas, Incidência, Avaliação e protocolos, Marcos do desenvolvimento alimentar, Abordagens interdisciplinares, Princípios e perspectivas de tratamentos, Estudo e discussão de casos.


Desmame e Bicos Artificiais:

Estudo do processo que caracteriza o desmame. Introdução precoce de bicos artificiais e seu impacto no aleitamento materno. Sinais de desmame precoce e como revertê-los. Perturbações na amamentação: o que são, quando ocorrem e como contorná-las. Desmame parcial e total. Discussão ampla sobre bicos artificiais, evidências científicas, o impacto do uso nas diferentes etapas do desenvolvimento do bebê e criança. Estratégias para retiradas dos bicos artificiais.


Planejamento, Organização e Gestão do Trabalho Fonoaudiológico:

Como empreender na Fonoaudiologia. A Consultoria de Fonoaudiologia Como divulgar o trabalho da Fonoaudiologia nas redes sociais.



Corpo Docente

TATIANA VARGAS

Graduada em Fonoaudiologia pela UFMG, Mestre e Doutora em Bioengenharia pela UFMG, Especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa, Especialização em Linguagem, Especialização em Gestão em Saúde Pública, docente de cursos de pós-graduação da área, autora de capítulos de livros da área, Aperfeiçoamento em Psicologia do Puerpério, Consultora Internacional de Amamentação certificada pelo IBCLC, Idealizadora e Diretora do Instituto Mame Bem Assistência e Treinamento Profissional, Consultora em Amamentação

ALESSANDRA FERREIRA

Fonoaudióloga, Pós-graduada em Neonatologia e Pediatria, Consultora em Amamentação, idealizadora e coordenadora da equipe Amamentte

CAMILA DANTAS

Fonoaudióloga, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. Doutoranda em Fonoaudiologia, especialista em Motricidade Orofacial, fonoaudióloga do NASF da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, preceptora da Residência multiprofissional do Hospital Odilon Behrens, Consultora em Amamentação

CAMILA FARIA

Fonoaudióloga, Consultora Internacional IBLCE, Laserterapeuta, Consultora Internacional no Sono Materno-Infantil pelo IMPI, Educadora Parental Certificada em Disciplina Positiva pela PDA, pós-graduanda MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios

CAMILA RAMOS

Fonoaudióloga, Mestre em Bioengenharia, Aperfeiçoamento em Distúrbios de Aprendizagem e Comunicação e em Desenvolvimento Infantil, Fonoaudióloga do Hospital JOÃO XXIII, Consultora em Amamentação, sócia da Clínica Consult Saúde

FERNANDA BOTELHO

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Audiologia, atua na Avaliação Audiológica de crianças em consultório e na Triagem Auditiva Neonatal da Rede MaterDei de Saúde

KÊNIA GONDIM

Fonoaudióloga e Coordenadora do Comitê de Aleitamento Materno da Maternidade Prof. Dr. Leide Morais, Fonoaudióloga da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Especialista em Cuidado Materno-Infantil e Consultora de Amamentação

MAILA PEDROSA

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências Fonoaudiológicas, Especialista em Neonatologia, Fonoaudióloga do Hospital Sofia Feldman por 6 anos e atualmente é responsável pelo setor de Fonoaudiologia Neonatal do Hospital Geral Materno-Infantil da Unimed Recife

THALYTA RODRIGUES

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências da saúde, Residência em Neonatologia, atualmente fonoaudióloga da UTI Neonatal, UTI e enfermaria pediátrica do CHC-UFPR e Consultora em amamentação

VANESSA MARIZ

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Audiologia, atua na Avaliação Audiológica de crianças em consultório e na Triagem Auditiva Neonatal da Rede MaterDei de Saúde, organização e gestão de Serviço de Saúde Auditiva de Média e Alta Complexidade (CUMIH) 


Certificado pelo

Instituto Mame Bem com validade de 5 anos


120 horas/aula


Curso online e ao vivo,

com interação


Gravação disponibilizada por 30 dias

Perguntas frequentes

1. Como acontece o curso?

Este é um curso síncrono, com interação aluno-professor. As aulas acontecem ao vivo e on-line a cada 15 dias por 06 meses


2. Terei acesso as gravações depois?

Sim, em até 48 horas úteis após o término da aula você terá acesso a gravação dentro da plataforma, poderá ver e rever as aulas quantas vezes desejar dentro de 30 dias corridos


3. Quais são formas de pagamento?

Cartão de crédito, boleto, transferência bancária ou PIX


4. Este valor pode ser parcelado?

Sim! Você pode parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito e 6x no boleto


5. Vocês parcelam no boleto bancário?

Para opções de parcelamento via boleto bancário entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (31) 2514-3267


6. Qual é a duração do curso?

O curso possui uma carga horária de 120 horas/aula distribuídas em 06 meses de formação


7. Este curso vale CERPs para a prova de obtenção do Certificado Internacional de Consultor em Lactação?

Sim. Este curso cumpre parte da exigência dos CERPs necessários pra você se submeter a prova. Demais regras consultar no site iblce.org


8. Quais profissionais podem realizar este curso?

Fonoaudiólogos (as)

Vagas limitadas, garanta já a sua!

QUERO ME INSCREVER AGORA

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$3.600,00


Em caso de dúvidas entre em contato conosco no botão ao lado.

Instituto Mame Bem - Todos os direitos reservados.